Por onde começar a reforma?

Por onde começar a reforma?

Fazer uma reforma é sempre sinônimo de surpresa. Mais do que dor de cabeça, essas descobertas podem representar danos à estrutura do prédio e gastos para o proprietário. Por isso, é necessário um planejamento antes iniciar o quebra-quebra de fato. Segundo a ABNT, quem quiser fazer modificações estruturais deve ter um plano de reforma, elaborado por um arquiteto ou engenheiro, e entregá-lo ao síndico do prédio. Além de mostrar como os espaços vão ficar depois da transformação, o projeto requer estudos das plantas do condomínio para identificar canos, fios e vigas e decidir o que pode ser feito sem maiores estragos. A obra fica a cargo do profissional contratado, que assina um certificado de responsabilidade técnica. É ele que vai responder em caso de danos e deverá encontrar soluções. Para evitar estender o prazo da reforma, indica-se, fazer todo o projeto, incluindo a escolha de móveis, antes de começar a obra.

A ordem das coisas:


Demolição
Quebra-se tudo o que precisa ser quebrado. É preciso ter o projeto da reforma quando a obra começa

Limpeza
O entulho é recolhido e descartado

Tubulações
São feitos "rasgos" na parede para realizar as mudanças nas tubulações hidráulica e elétrica.

Tapa-buracos
Momento de fechar os buracos para deixar a parede como nova

Revestimentos
Piso novo e as pastilhas nas paredes são colocados.

Pinturas
Hora de abrir as latas de tinta

Peças
Peças hidráulicas, como vasos sanitários, e de iluminação são instaladas. Há nova limpeza

Decoração
Móveis são posicionados. O papel de parede entra nesta parte

NOVAS REGRAS
Segundo a ABT, uma nova norma técnica recomenda a contratação de profissionais que assine um termo se comprometendo com a obra. Antes do início da reforma, o síndico deverá ter em mãos o plano de reforma. Ele deve analisá-lo para autorizar ou rejeitar a obra. Em caso de danos gerados pelo descumprimento da norma, síndico e/ou condômino podem ser responsabilizados até criminalmente. Não é lei. Mas, em ação judicial, o descumprimento da norma pode ser considerado um agravante.

E lembre-se: se estiver pensando em mudar um pouco algum ambiente do seu imóvel, precisar de um pequeno reparo ou está se programando para iniciar uma reforma, você pode contar com os profissionais da RenoveJÁ! Solicite um orçamento no formulário ao lado e tenha um contato em até 24 horas.

Precisa de uma visita técnica?

Solicite seu serviço
Seu problema resolvido em um único chamado.
X
Reformas
X
Reparos
X
Contato